ESCANDALOSO, IMORAL E DESCONFORTAVELMENTE BRILHANTE.
- Victor Rangel
- 30 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de abr. de 2024

O que acontece quando juntam duas das maiores atrizes com uma história no mínimo chocante? O longa Segredos de Um Escândalo.
Distribuído aqui no Brasil pela Diamond Filmes, vou falar sobre a obra tentando não ser banido por esta plataforma. hehe
Protagonizado por Julianne Moore (Para Sempre Alice, Pecados Inocentes, As Horas...) e Natalie Portman (Cisne Negro, Closer – Perto Demais, Jackie...), o novo longa de Todd Haynes (Longe do Paraíso, Carol, Certas Mulheres...) traz um drama baseado num caso real dos anos 90 de abu*o se*ual de uma professora com um menino de 13 anos. (Algumas fontes apontam 12 anos para a vítima). Essa história já é repugnante por si só, mas temos uma camada muito mais problemática: após 20 anos do escândalo que resultou num verdadeiro show midiático além da prisão da criminosa, a personagem Elizabeth Berry, vivida por Portman, vem estudar Gracie, (Julianne) a ab*sadora, para um papel no cinema, que agora é casada com a vítima e tem 2 filhos, frutos daquele crime se*ual. No mínimo polêmico, não?

Indicado no Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original, assinado pela Samy Burch, o filme traz personagens muito bem construídos, diálogos impressionantes, atuação absurda das protagonistas Natalie e Julianne, além do coadjuvante Charles Melton (que ficou muito conhecido pela série Riverdale) e vive o papel da vítima e marido da acusada, 20 anos mais tarde. Me impressionou muito que a Academia tenha simplesmente ignorado a atuação dos três, já que o longa veio sendo ovacionado pelos festivais que passou pelo mundo. Vai entender, né?
O contrário dos filmes de drama indicados este ano, o longa foca muito mais na construção dos personagens do que na parte estética, isso traz uma atmosfera um pouco mais crua que tem tudo a ver com a trama. Assim, temos cenas extremamente chocantes, não como Saltburn, por exemplo, que traz situações absurdas, este longa choca em seus diálogos, com cenas que nos fazem questionar nossa moralidade, Julianne tenta a qualquer custo convencer-nos de que não fez nada de errado, que tudo foi sobre amor incondicional, sobre paixão e reciprocidade. Tudo um grande equívoco, claro.

Assim, o filme vai nos entregando a cada cena camadas mais profundas: o reflexo gerado pelo abus* sex*al no garoto que se torna um marido que mesmo hoje com mais de 30 anos se mostra muito mais infantilizado do que os próprios filhos, uma mãe/esposa manipuladora e nitidamente doente psicologicamente e os filhos distantes e com problemas pessoais bem difíceis.
O filme não se perde em momento nenhum, mantém o foco na insanidade da mãe/esposa de uma família gerada a partir de um crime sex*al, traz versões diferentes da história, como a do advogado que trabalhou para a criminosa na época do crime, além da própria mãe do atual marido.

A última cena temos um monólogo BRILHANTE atuado pela Natalie onde ela fala diretamente com o expectador, com os olhos fixos na câmera, o tempo todo quebrando a quarta parede e nos colocando em check pela ultima vez.
Segredos de Um Escândalo é perturbador, pois nos mostra o quanto meninos podem ser colocados em lugar de homens já adultos, como o machismo nessa situação pode colocar a vítima num lugar de “garanhão” que engravidou uma mulher com quase o triplo de sua idade. O filme assusta pela disparidade na maturidade emocional dos dois e como a criminosa faz com que isso pareça extremamente natural.
O filme que estreou aqui no Brasil dia 18 de Janeiro, segue em cartaz em algumas salas de cinema. Super indico a quem puder que assista nas telonas!
Commenti